segunda-feira, 11 de julho de 2016

POR QUE SOU UMBANDISTA ? (Ademir Barbosa Júnior)


BIOGRAFIA DE AUTOR UMBANDISTA É APOSTA DE EDITORA PARA 2016

Dentre os 10 novos livros do autor piracicabano Ademir Barbosa Júnior (Dermes) a serem lançados no primeiro semestre de 2016 (07 no Brasil e 03 em Portugal), está a autobiografia “Por que sou umbandista? Memórias de um dirigente espiritual teologicamente incorreto” (Editora Anúbis).
Em linhas gerais, o livro trata das razões de Dermes ter se encontrado na religião de Umbanda; sua infância no Terreiro do Caboclo Sete Flechas da Rua Almirante Barroso, em Piracicaba – SP; suas vivências em outras tradições espirituais e no Candomblé; apoios e boicotes à sua trajetória espiritual e a projetos culturais e os aprendizados decorrentes, bem como sua experiência na abertura e no cotidiano da T. U. Iansã Matamba e Caboclo Jiboia (Blumenau – SC), dirigida por sua esposa, Mãe Karol Souza Barbosa, e da qual é Pai Pequeno, preparando-se para Pai Maior. O livro traz, ainda, uma síntese a respeito do trabalho de Dermes como escritor e produtor de DVDs sobre os Orixás, bem como sua participação no projeto da Carta Magna de Umbanda (a original, ainda em construção coletiva) e a resistência fraterna ao documento alterado por um grupo de sacerdotes paulistanos em 2015.
Em parceria com sua esposa e como voluntários, Dermes apresenta programas de rádio e tevê sobre Umbanda. “Em janeiro Karol e eu nos casamos na Umbanda. Havíamos nos casado no civil, em 2015. Mas, certamente, na Umbanda, o significado é muito mais profundo para nós”, explica Dermes. A respeito dos novos livros, segundo o autor, os de Portugal tratam de preces e meditações de tradições diversas. Os que serão publicados no Brasil, abordam o Candomblé (quarta publicação do autor sobre o tema), búzios, meditações, dicas sobre comunicação e diálogo e mensagens de Guias Espirituais (dois livros: um de Zé Pelintra e outro de Guias diversos).
Autor com mais de 60 livros e 37 revistas especializadas publicados, Dermes presidiu, em 2013, o Fórum Europeu de Umbanda, em Portugal. Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras, é professor, tradutor, revisor, terapeuta holístico, trabalhando principalmente com Reiki (do qual é Mestre), Tarô de Marselha, Baralho Cigano e Numerologia. Coordenou fóruns, eventos, festas públicas e outros, congregando Umbanda, Candomblé, Pastoral Afro (Igreja Católica), MPB, Ioga, Dança do Ventre e outros segmentos. É presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-religiosos (Abeafro). Nasceu em Piracicaba – SP, no dia 02 de agosto de 1972. Tem percorrido terreiros, instituições e participado de fóruns, inclusive virtuais, gratuitamente, com as palestras “A Umbanda e a Espiritualidade no Terceiro Milênio” e “Teologia de Umbanda e suas dimensões”, em companhia de Mãe Karol, que ministra, também gratuitamente, dentre outras, a palestra “Exus e Pombogiras – Agentes de Luz nas Trevas”.

Por: Ademir Barbosa Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário