sexta-feira, 18 de novembro de 2016

UMBANDA UM NOVO OLHAR (Maria Teodora Ribeiro Guimarães)



Baseado no legado de Roger Feraudy, e a seu pedido, a intenção deste livro é lançar um novo modelo, um novo olhar sobre a Umbanda e sobre a Espiritualidade como um todo, desde seus conceitos básicos, passando pela caridade e indo até considerações mais sofisticadas sobre assuntos como: quem somos nós, de onde viemos e para onde vamos.

É mais que tempo de os homens da Terra, quase todos filhos das estrelas, voltarem seus olhos para a história divina de nosso planeta, que se mescla com a história da própria Umbanda, repleta de ensinamentos de entidades maravilhosas, de inimaginável evolução espiritual; voltarem seus olhos e, além de tentarem entender o que realmente se passa nesse mundo invisível, nos meandros dessa magia cósmica na qual estamos todos inseridos, imitarem os exemplos de bondade infinita, até que esses iluminados seres siderais possam voltar a nos guiar numa nova civilização.

É chegada a hora daqueles que têm compromisso cármico ativo com a magia, ou seja, os umbandistas, estudarem mais, não apenas para lidar com a magia sem ganhar um carma, mas também para que o paradigma da Umbanda passiva seja modificado; compreenderem as verdades ocultas, a fim de liberar a verdadeira Umbanda da miscigenação com outros cultos e rituais que a ela se enredaram, tornando-se então agentes do entendimento universal. 

É chegada a hora de o homem comum aprender a fazer seus próprios milagres.

Por: Maria Teodora Ribeiro Guimarães

Um comentário:

  1. Segundo a ótica de vários autores, a Umbanda possui diversas correntes ou ramificações, conforme os conceitos e a maneira de se proceder de cada terreiro, que são determinados pelo seu dirigente.
    São comuns termos uma classificação da Umbanda praticada em cada terreiro por: Umbanda Branca, Umbanda Esotérica, Umbanda Astrológica, Umbanda Popular, Umbanda Tradicional, Umbanda Traçada, dentre outras.
    Nesta obra a autora propõe uma visão mais esotérica sobre a Umbanda, podendo seus conceitos serem estranhos para os adeptos da corrente tradicional, entretanto se fundamenta nos ensinamentos do saudosíssimo Roger Feraudy.
    Segundo sua ótica, a autora apresenta a história da Umbanda baseada na teoria de que a mesma é uma religião muito antiga, dos tempos da Lemúria e da Atlântida. Segue discorrendo temas fundamentais para o umbandista ou quem quer ingressar na corrente de uma casa, tais como: mediunidade, ritualística, pontos cantados e riscados, dentre outros.
    Finaliza com um apêndice apresentando perguntas e respostas bem esclarecedoreas.
    Uma ótima obra , a qual recomendo !

    ResponderExcluir