sábado, 10 de novembro de 2018

CASA DE SANTO (Luiz Carlos Peres)



A obra está dividida em quatro partes contendo artigos escritos por Pais e Mães de Santo, Cambonas, Ogãs e demais colaboradores ligados diretamente a prática da Umbanda de Almas e Angola em Santa Catarina.

Na primeira parte os colaboradores dedicaram seus artigos as questões voltadas às instalações físicas e a organização jurídica de um Terreiro de Umbanda. Nessa primeira abordagem o Terreiro é visto em seu aspecto arquitetônico, focando na questão de engenharia, os ajustes acústicos necessários para o uso de atabaques, além da acessibilidade as pessoas com algum tipo de deficiência física com a construção de banheiros especiais. As questões jurídicas e burocráticas também são tratadas no capítulo, oferecendo ao leitor uma visão detalhada em se tratando de aspectos organizacionais.

Na segunda parte, os artigos voltam-se as pessoas que fazem o Axé, ou seja, Pai ou Mãe de Santo, médiuns e demais integrantes. Aqui são tratados temas relacionados: à presença de crianças nas atividades internas do Terreiro; as questões ligadas aos consulentes e demais frequentadores; a formação doutrinária e o desenvolvimento mediúnico, entre outros.

Na terceira parte da obra, os artigos focam em sua totalidade questões específicas ligadas ao sagrado, não deixando também de apresentar algumas características que envolvam a mitologia dos Orixás, as Entidades Espirituais, o Sincretismo, as Ervas Sagradas, Cozinha de Santo, Oráculos e limpezas espirituais.

Finalizando os capítulos, a quarta parte apresenta artigos voltados às questões que envolvem a relação direta dos Terreiros com a comunidade do entorno. Nessa parte do livro, todos os artigos focam de forma objetiva, a preocupação com as questões sociais, dando ênfase às articulações políticas. Também são apresentadas no capítulo, algumas questões voltadas aos problemas ambientais e a necessidade da inclusão de cursos de primeiros socorros em todas as casas de santo.

Por: Luiz Carlos Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário